17/07/2015
Zoo de Luján

zoologico de lujan
Olá pessoal!
Uma das coisas que mais despertou minha curiosidade quando decidi ir para Buenos Aires, foi o polêmico zoo de Luján. Depois de visitar muitos e muitos blogs/matérias a respeito do zoo, percebi que: ou você ama demais, ou odeia de mais.
Então depois de ler e reler muitas opiniões, decidi que precisava tirar as minhas próprias conclusões e incluí o zoológico de luján no meu roteiro.

tigre zoo de lujan

O zoo foi inaugurado em 1994 e nunca houve um único acidente por lá.
O que eu li sobre o inicio do zoo foi que o dono de um circo ia se desfazer dos animais e o atual dono do zoológico de Luján decidiu cria-los na sua fazenda, e conforme os animais foram se reproduzindo o zoo foi surgindo. Isso explica o fato de o local não ter toda a estrutura de um zoológico, o que pra mim ainda não justifica a falta de espaço que alguns animais vivem. Alguns tigres ficam em jaulas maiores e outros em muito menores. Porém, o que mais me deu pena foram os leões marinhos, pois a piscina é minuscula para os dois animais.

tigre branco zoo lujan
Mas a maior polêmica é se os animais são dopados ou não. Quem assistiu meu vlog do zoo (clica AQUI) viu que a moeda parece ter dois lados.
De manhã, os bichos estão totalmente sonolentos, parecem até estar mortos, mas quando o sol vai caindo, eles ficam agitados, brincando e rugindo. Se não acredita é só assistir ao vlog rs
O que eu achei: valeu super a experiencia. Eu não posso afirmar absolutamente nada. Nem que são, nem que não são. Os adestradores afirmam que a maioria dos animais nasceram ali e cresceram com cachorros, tanto que na maioria das jaulas há cachorros de porte semelhante ao dos felinos. Dessa forma os bichanos crescem achando que são também cachorros.

cachorros zoo de lujan
_DSC0340

cobra zoo de lujan

elefante zoo de lujan
IMG_5364

Outra coisa que me chamou atenção foi que eles realmente são adestrados, o elefante levanta a tromba e o tigre sobe na mesa apenas com os adestradores falando.
Se os animais não estiverem afim de tirar foto, você não vai tirar foto. ponto. Eu fiz ”aloka” e queria tirar foto com um tigre que estava mais nervosinho e o adestrador simplesmente virou para mim e disse: ”não, ele está muito inquieto, você pode tirar com aquele outro se quiser.” Ou seja, se o animal não quiser, eles não obrigam. Talvez seja por isso que há tantos tigres lá, eles devem revesar.

zoologico buenos aires

Ah! lá também tem muitos patos! muitos patos meeeeeeeesmo! haha eu morri de medo e a única foto que conseguir tirar foi essa abaixo rs Cuidado quando for comer, porque eles vão ”pra cima” mesmo! A maioria não se assusta quando você bate o pé, então cuidado na hora do lanchinho (que inclusive eu dispensei com medo de ser atacada kk)

patos zoo de lujan
_DSC0175

Se não me engano, devido a tanta polêmica, o dono do zoo deixa algumas pessoas acamparem lá para conferirem que não há nada de errado com os animais.

leão zoo de lujan

O que eu achei de tudo isso? Que valeu muito a experiência de poder tocar nos animais, poder ouvir o rugido de um leão de perto, e sim, é muito alto! E de verdade, eu acho que se os animais fossem maltratados, o zoo já teria fechado, visto que já se tornou um lugar turístico e conhecido e há muitas instituições tentando fecha-lo, porém, nenhuma conseguiu provar nada até hoje.
Ainda sim, acredito que o dono poderia investir em uma estrutura melhor para os animais. Alguns ficam em jaulas muito pequenas e isso corta o coração.

jaula zoo de lujan
Se você for até lá, tente observar tudo! Eu fui sem agência turística e foi a melhor coisa que fiz! Quem vai com agência sai de lá por volta das 14:00. Sozinho você pode ficar até fechar, as filas não estão enormes e os animais estão todos acordados no período da tarde.
Observe nesses momentos que quando não há fila nenhuma, os adestradores passam horas brincando e interagindo com os animais, sem ninguém por perto. Eu vi uma troca de carinho muito grande.
Próximo da hora do fechamento, também vi alguns adestradores levando os tigrinhos para passear pelo zoo, já que tinha menos gente por lá.

DSC_7211

_DSC0570

IMG_5389

Enfim, é isso, reforço que não posso afirmar nada. Estou relatando aqui o que eu vi com os meus olhos e as minhas experiências.

Um super Beijo e até a próxima!

Deixar um comentário